Benvindo a The Brazilian, o jornal do brasileiro longe do Brasil. Welcome to The Brazilian, news for brazilians
Tem menu texto no final da pagina Quem faz o Brazilian Volta para a capa Quem faz o Brazilian 24 horas ao vivo na 	internet Ultimas Noticias do Brasil Noticias das comunidades brasileiras Cultura, arte, lazer e eventos Os links mais uteis para brasileiros Dicas, leis, informacoes uteis no 	exterior O ponto de encontro dos 	brasileiros Dicas para quem vai viajar a outro 	pais Volta para a Capa desta edicao
Menu texto no final da pagina As noticias de ontem Destaque da Semana Noticias das provas de velocidade Noticias do sul da 	Bahia Denuncias e impunidade no Brasil
Tem Mais...
Depois de pedidos insistentes às autoridades para que investiguem o caso, somente em fevereiro deste ano o Ministério da Justiça enviou policiais federais à região para averiguar as denúncias. Isto depois do pedido feito pela Anistia Internacional.

The Brazilian vai entrar em contato com a empresa White Martins para ouvir o seu lado da história, respeitando nosso compromisso de imparcialidade e isenção diante das denúnicas.

Também vamos procurar saber das autoridade quais as ações que estão sendo feitas para resolver o problema e apurar as mortes dos colonos.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Anistia preocupada com mortes
        A Anistia Internacional cobrou providências do presidente Fernando Henrique Cardoso em relação às denúncias de mortes e pressões sofridas por moradores da fazenda São Gonçalo, em Paraty, Rio de Janeiro. Segundo o representante da Associação de Moradores e Produtores Rurais de São Gonçalo, Erico Porto da Silva, a responsabilidade pelos problemas é da empresa White Martins.

"A biblia numa mão e arma na outra"
        Erico relata que a White Martins já expulsou do local cerca de 170 famílias, fechou quatro praias públicas, e ameaça aqueles que ainda lutam para ficar com suas terras. A briga dura trinta anos e, neste período, já ocorreram seis mortes violentas de colonos. Porto afirma que ele e mais dois familiares estão na lista de jurados de morte. A última morte ocorrida foi a do carteiro José Milton de Oliveira, o Zequinha, atropelado e depois morto a pauladas no dia 16 de agosto. Ele também atuava na comissão de defesa das terras dos colonos. O pastor Erico diz ainda que seu tio, Jorge Porto, foi esfaqueado em fevereiro e novamente atacado depois do carnaval, conseguindo escapar de uma emboscada. "Os capangas desta empresa usam da violência para nos intimidar, já mataram alguns de nossos moradores e continuam ameaçando", conta. Erico Porto é pastor e, para resumir o drama, desabafa: "ando com a biblia numa mão e a arma na outra, para me defender".

Condomínio de luxo seria a causa
        Erico relata que a White Martins tem interesse em desapropriar os colonos porque quer contruir um condomínio de alto luxo no local, privilegiado pela natureza. "Muitas das famílias que foram expulsas daqui hoje vivem na miséria, faveladas e sem condições de se manter", conta, "sabemos que a White Martins tem boas relações com o governo e temos medo de que ela acabe ficando impune", resume.

[ Capa ]    [ Noticias ]    [ A Tribo ]    [ Plateia ]    [ Brasil On ]    [ Servico ]    [ BR Cafe ]    [ Viagem ]    [ Ficha Tec ]
Menu
The Brazilian é uma publicação voltada para a comunidade brasileira que mora no exterior, cobrindo países da Europa.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores. E-mails sobre notícias devem ser enviados para
editor@thebrazilian.com .......... Ei, bookmark esta página!
2000 Copyright© Rádio Morena FM. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.      Site da Rede Morena de Comunicacao